Coach, como desbravar um território que você não conhece

Coach, como desbravar um território que você não conhece

O CIS Assessment como ponto de partida no processo de coaching

Caro amigo Coach, você seguramente já encontrou barreiras no início de um processo de coaching, certo? Cheio de dúvidas e indagações, em alguns casos, o coachee pode se comportar de maneira inesperada, ser muito temperamental ou ficar cético sobre determinadas situações, e tudo isso torna o início do trabalho demorado e, as vezes, pouco produtivo.

Para superar esse início turbulento, cabe ao profissional utilizar um método que favoreça ainda mais a comunicação para que, deste modo, consiga explorar ao máximo as possibilidades de cada sessão, a fim de conduzir o cliente para que ele se torne capaz de cumprir toda trajetória de autoconhecimento, mas, talvez seja necessário o uso de ferramentas que garantam ainda mais suporte a este processo.

Desenvolvido especialmente com o objetivo de mapear e analisar perfis comportamentais, o CIS Assessment é um software que tem como base principal a Teoria DISC, do psicólogo William Moulton Marston, mas também emprega conceitos dos Tipos Psicológicos de Carl Jung, Teoria de Valores de Eduard Spranger e Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

Com uma abordagem abrangente, o CIS Assessment oferece um panorama individualizado e complexo sobre o coachee, considerando mais de 80 tipos de informações para análise, entre elas: perfil predominante, estilo de liderança, tomada de decisão, melhor área de atuação, motivadores e medos, competências comportamentais e pontos fortes do perfil, para melhor compreender sua personalidade e as potenciais competências.

Outro diferencial do CIS Assessment é que ele é o único com visão 360°, que considera como as pessoas do círculo pessoal e profissional do coachee o veem. Para tal, após responder ao questionário, o cliente poderá convidar de duas a cinco pessoas – amigos, familiares, colegas de trabalho –  para que deem sua visão sobre ele dentro da plataforma.

Principais vantagens do CIS Assessment para o Coach

• Conduz o coachee ao autoconhecimento;

• Melhora a comunicação entre coach e cliente;

• Facilita o Rapport, contribuindo para um ambiente de confiança dentro da sessão;

• Anamnese mais profunda e melhor planejamento das sessões, de acordo com as reais demandas do coachee;

• Construção de metas adequadas com a composição de perfil, levando em consideração os pontos fortes e pontos a melhorar do cliente.

Ao utilizar o software, o Coach terá um salto qualitativo desde a primeira sessão, já que o CIS Assessment favorece a comunicação com cliente, estabelece uma relação de confiança e proporciona uma anamnese ainda mais profunda. O relatório de análise de perfil gerado pela software otimiza o desenvolvimento de autoconhecimento do coachee e tais informações, aliadas com todo conhecimento e metodologias de trabalho do profissional, contribuem, efetivamente, para uma jornada de sucesso no processo de coaching.

Com o auxílio do CIS Assessment, logo na primeira sessão, será mais fácil para o profissional identificar a melhor maneira para se comunicar com o coachee, seus pontos positivos e os fatores que o motivam, que vão contribuir diretamente com o caminho até o Estado Desejado.  Também serão evidenciadas quais características da personalidade do cliente que podem atrapalhar seu percurso, o GAPS a serem trabalhados ao longo do caminho, potenciais que estão sendo pouco aproveitados e outros aspectos do seu Estado Atual.

Munido com todo esse arsenal de informações o Coach analista CIS Assessment está ainda mais preparado para ajudar o cliente a compreender todos os dados levantados, sanando dúvidas e traçando um plano de desenvolvimento pessoal por meio de um programa de coaching bem específico e exclusivo.

Vale reforçar que o CIS Assessment é capaz de proporcionar inúmeras contribuições ao coaching. Mas, é importante frisar que durante todo o processo, principalmente na devolutiva, o profissional precisa ter sensibilidade e valorizar os pontos mais positivos, utilizando uma linguagem menos técnica e de fácil compreensão. A cada trecho do relatório interpretado, é necessário dar espaço para o feedback do cliente, isso contribui com um entendimento maior e facilita a assimilação de tudo que está sendo dito.

Sempre lembrando que não existe um perfil bom ou ruim. Existem pessoas diferentes, com vivências, características e estilos diferentes, e cabe ao Coach, sempre utilizando toda sua habilidade e uma metodologia adequada, orientá-las para que se empenhem no decorrer do processo de coaching e, com isso, saiam do Estado Atual e cheguem no Estado Desejado.

Por que usar o CIS Assessment?

Amigo coach, quantas vezes você passou uma atividade para o coachee e ele esqueceu ou não simplesmente não fez? Quantas vezes seu cliente não realizou o planejamento de uma tarefa ou a fez de forma superficial, quando precisava ser bem mais detalhada? Quantas vezes pediu para o coachee tomar uma decisão e ele teve dificuldades, travou e você precisou pressioná-lo?

Pois bem, quando o coach conhece, detalhadamente, o perfil do cliente, sabe suas motivações, se tem um ganho enorme em todo o processo de coaching, já que consegue trabalhar uma comunicação bastante específica para ele e evitar ou contornar situações como essas. O software proporciona um mapeamento completo das dimensões da personalidade do coachee, o que contribui, e muito, em todas as fases do processo.

A grande missão do CIS Assessment é proporcionar ao cliente a identificação de seu perfil comportamental, contribuindo, assim, com seu autoconhecimento e desenvolvimento de suas potencialidades, para que possa atingir a produtividade máxima e alcançar a alta performance em todas as áreas da vida.

Deste modo, a partir da autoconsciência de seus coachees, você, amigo coach, estará mais do que preparado para ajudá-los a desbravar territórios até então desconhecidos e, certamente, descobrir potenciais que nunca antes explorados.

Deibson Silva

Deibson Silva

CEO Do CIS Assessment

Pedagogo, Psicanalista, Neuropsicólogo pela faculdade de medicina da USP

ARTIGOS RECENTES

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS...
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

Fechar Menu