Qual é o seu estilo de liderança

Qual é o seu estilo de liderança

Você sabe qual o seu estilo de liderança? Entende por que ter essa percepção pode ser importante para você?

Estar à frente de uma equipe é mais difícil do que se imagina. Afinal, um líder precisa gerenciar todas as demandas da área, além de compreender e lidar com vários tipos de profissionais.

Por isso, conhecer o seu estilo de liderança é importante para que você entenda melhor sua maneira de comandar, e como suas características podem te ajudar e ajudar a sua equipe. Isso, certamente, é capaz de influenciar positivamente sua carreira.

Contudo, antes de entender seu estilo de liderança, é preciso compreender seu perfil comportamental, pois um determina o outro. Saber o que te motiva, quais são as suas prioridades e como isso tudo influencia na sua forma de lidar com as outras pessoas e situações é imprescindível para ser um bom líder.

Portanto, o autoconhecimento é a chave que lhe permite exercer uma liderança efetiva e produtiva no ambiente de trabalho.

Então, se você ainda não sabe o seu estilo de liderança e como utilizá-lo de forma positiva para o seu desenvolvimento profissional, não deixe de ler este texto com essas dicas!

Entenda cada estilo de liderança

Ser líder se resume em saber administrar um grupo de pessoas e possuir habilidades de delegação de atividades e realização de tarefas. Sem contar que um líder deve estar sempre pronto para resolver problemas e desafios, não é?!

Se você conhece o seu estilo de liderança há uma maior possibilidade de você utilizar todas as suas características a seu favor e em prol da sua equipe. Isso, consequentemente, lhe trará sucesso profissional!

De acordo com a Teoria DISC, do PhD em psicologia William Marston, existem quatro estilos de lideranças: Dominante, Influente, Estável e Conforme, cada um com características distintas e determinantes para conduzir um grupo com efetividade, confira:

Dominante

É o perfil de líder mais determinado e que gosta de trabalhar sob pressão! Um líder dominante normalmente é mais rude, intimidador e autoritário, e essas características poderão trazer consequências negativas para toda a equipe.

Esse estilo gera uma liderança por comando, onde o gestor é o centro de todas as atenções e decisões. Com a centralização do poder, os liderados são bastante cobrados e pressionados, e não são permitidos a interferir nas escolhas ou dar sugestões.

Com autoconhecimento, o profissional com esse estilo de liderança será capaz de canalizar toda essa determinação, foco, comunicação direta, racionalidade e bom desempenho sob pressão e direcioná-la em prol de sua equipe, gerando ótimos resultados.

Influente

É aquele que atua de maneira mais descontraída e motivadora. O líder influente é capaz de criar uma liderança por conexão, visto que estabelece uma relação de influência positiva com sua equipe.

Para ser efetivo, este profissional deve utilizar todas as suas habilidades de conexão, entusiasmo e dinamismo para delegar atividades e motivar seus liderados, porém com planejamento e organização dos processos.

Estável

É um profissional mais metódico, conservador e paciente, que conduz uma liderança por planejamento.

Ele inclui os seus liderados nas decisões e visa a participação de todos nas soluções e resultados, e ainda dá espaço para novas ideias.

O segredo para este líder é aproveitar seu equilíbrio, bom planejamento, paciência e sentimento de colaboração para unir a equipe. Entretanto, ele precisa entender que delegar ações e ter iniciativa favorece ainda mais o seu trabalho e contribui com positivamente para os resultados.

Conforme

É o líder com estilo mais analítico, exigente e organizado.

A liderança por controle é característica desse perfil. São mais racionais, cautelosos e preferem tomar suas decisões baseadas em fatos concretos e com segurança. Assim, acabam evitando riscos não calculados e desnecessários.

Esse perfil é autodisciplinado, concentrado e preciso. Deste modo, ele precisa aprender a dar um pouco mais de autonomia aos seus liderados e acreditar na capacidade de cada um, permitindo que todos se sintam mais seguros e motivados.

Como descubro o meu perfil de liderança?

Se você compreendeu quais são os estilos de liderança, mas ainda não consegue determinar em qual você se encaixa, é sinal de que precisa, antes, conhecer melhor a si mesmo, reconhecer seus potenciais!

Para isso, minha dica é o CIS Assessment, um software de mapeamento de perfil comportamental que vem sendo utilizado e validado por profissionais de grandes empresas desde 2014.

Com 98,8% de precisão (certificado pela Universidade Federal do Ceará), o CIS Assessment é composto por um questionário on-line, onde você irá responder perguntas sobre suas características; como as pessoas do seu convívio exigem que você seja; e o grau de importância que você dá para determinadas coisas na sua vida.

A partir disso, será gerando um relatório completo com todas as suas características comportamentais, incluindo o seu estilo de liderança.

Como o CIS Assessment pode te ajudar?

A missão do CIS Assessment é, primeiramente, proporcionar a identificação do seu perfil comportamental.

Com isso, você será capaz de aprimorar o autoconhecimento e desenvolver suas potencialidades para que possa atingir a produtividade máxima, tornando-se um líder capacitado para a necessidade de sua empresa e de sua equipe, e ainda poderá alcançar a alta performance em todas as áreas da vida.

Um dos diferenciais do software é que ele é o único com visão 360°, que considera não só o que você diz, mas também como as pessoas do seu círculo pessoal e profissional o veem.

Após finalizar o questionário, você poderá enviar uma solicitação para que até cinco pessoas – amigos, familiares, colegas de trabalho –  relatem a visão delas sobre você. Assim, a ferramenta oferece um panorama individualizado e complexo sobre seu comportamento.

Ficou curioso para saber qual estilo de liderança é o melhor?

Saiba que não existe um estilo de líder melhor ou pior.

Porém, para cada equipe, cargo ou empresa, há um estilo mais apropriado às demandas! Apesar disso, é importante reforçar que mais eficaz é o líder que consegue moldar e adaptar sua forma de gerir e se comunicar de acordo com os mais variados perfis comportamentais, competências e necessidades de cada membro de sua equipe, e isso só acontece quando existe autoconhecimento.

Portanto, o primeiro passo é reconhecer quem você realmente é, a partir dessa autopercepção, você será capaz de melhorar seu desempenho e se tornar um profissional de muito mais sucesso!

E se você quer uma maneira eficaz para se autoconhecer e tirar o maior proveito de suas potencialidades, não deixe de experimentar o CIS Assessment.

Deibson Silva

Deibson Silva

CEO Do CIS Assessment

Pedagogo, Psicanalista, Neuropsicólogo pela faculdade de medicina da USP

ARTIGOS RECENTES

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS...
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

Fechar Menu