Você sabe como encontrar e atrair talentos para a sua empresa?

Você sabe como encontrar e atrair talentos para a sua empresa?

Atrair talentos é um dos processos fundamentais que toda empresa possui e que todo empresário de sucesso reconhece ser necessário para o bom desenvolvimento da mesma. Exige cuidados especiais, afinal, esses novos funcionários implicarão no rumo em que a sua instituição avançará, seja ele negativo ou positivo.

Por esse motivo, preparei esse texto para lhe dar algumas dicas de como atrair os melhores talentos para a sua empresa. Vem comigo!

Como atrair talentos para a sua empresa?

Se você está em busca de excelentes colaboradores, que realmente vistam a camisa e coloquem todo seu potencial no dia a dia empresarial, veja alguns pontos que podem te ajudar:

Valores da organização

O primeiro passo é ter total ciência dos valores empresariais que a sua empresa carrega no nome. Por isso, qual o seu propósito?

Caso você ainda não tenha total consciência do que a sua empresa precisa, no que ela está deficiente ou em que ela poderia melhorar, conhecer a cultura organizacional da companhia te ajudará a resolver esse dilema. É importante que você pare e reflita sobre esse assunto com os seus colaboradores.

Qual a sua meta? Com o que você trabalha? Quais setores e ramos da sociedade são mais afetados pela execução de seus serviços ou entrega de seus produtos? Qual o tipo de pessoa que você deseja alcançar? Sua empresa permite que o funcionário se desenvolva e tenha oportunidades de avançar na hierarquia empresarial?

Responder a esses questionamentos, dentre outros do tipo, te ajudarão a entender quais valores a sua empresa carrega e de quais talentos ela precisa para crescer no mercado.

Caso contrário, a contratação de profissionais que sejam talentosos, mas que tenham visões totalmente diferente das suas, não trará retornos nem a curto, nem a longo prazo.

Análise do perfil dos candidatos

Definidos os valores organizacionais, é o momento de traçar o perfil dos talentos com quem você deseja trabalhar. O ideal é que o setor de recursos humanos da empresa esteja engajado nesse processo, pois os profissionais que o formam são qualificados para, entre outras atividades, identificar o potencial de um futuro colaborador.

A análise do perfil dos candidatos é essencial para que o profissional do RH saiba se aquela pessoa compartilha dos valores da empresa, tem as competências pessoais necessárias para enfrentar um ambiente dinâmico, sabe nutrir bons relacionamentos interpessoais, e muito mais.

Ter um excelente ambiente de trabalho

Profissionais talentosos podem proporcionar retornos lucrativos tanto a curto como à longo prazo, solução de problemas específicos e relativos ao seu ramo de negócio eficientemente e rapidamente, participação efetiva nos processos que a instituição possui de forma que haja expressão do seu máximo desenvolvimento profissional.

Mas, como eles deverão expressar o seu máximo potencial se o ambiente em que eles trabalharão não lhe proporcionará isso?

Atualmente, a relação empresa-colaborador possui um novo significado. Deve ser uma relação simbiótica, em que cada um proporciona ao outro o que tem de melhor a oferecer para que haja o crescimento efetivo de ambos.

Portanto, construa um ambiente de trabalho saudável. Empresas que contam um espaço com design corporativo humanizado, consciente de que os recursos humanos disponíveis no ambiente de trabalho precisam de motivação e bem-estar para adquirir um alto desempenho, possuem um alto percentual de procura.

Para encontrar talentos, é preciso que eles tenham interesse em trabalhar para sua empresa, não é?! E não preciso nem falar que o profissional da atualidade não procura apenas um bom salário, certo?!

Ter um bom marketing para captação de talentos

Dispor de um ambiente profissional agradável te levará, inclusive, a gastar menos ao tentar revelar aos profissionais talentosos o potencial da sua empresa. É isso que nos leva ao marketing que a organização dispõe para atrair talentos.

Claro que as maiores empresas, que carregam força e tradição no nome empresarial, possuem uma clara vantagem em relação à extensão que o marketing delas abrange. Mas a empresa não precisa dispor de um orçamento milionário para a captação de talentos: basta que o marketing seja bom. Ele deve ser direcionado àqueles com quem você deseja estabelecer contatos e que revelem o que a sua empresa tem a oferecer.

Se sua empresa se destaca na oferta do salário, nos percentuais de produtividade, no reconhecimento que a empresa dá ao funcionário que se entrega ao realizar um trabalho de qualidade (oferece viagens e bonificações), cabe a você revelar isso de forma inteligente, para atrair talentos que se identifiquem com o propósito apontado por você.

Para atrair talentos também esteja disposto a investir em inovação. Procure conhecer o que há de novo no seu segmento e que possa ser utilizado na empresa a fim de proporcionar ao colaborador facilidade e comodidade no trabalho.

Além disso, sabe o que mais pode atrair talentos? Qualidade.

Seja no nome empresarial, na forma como você revela o seu diferencial a elas, o que você dispõe de infraestrutura ou como você as tratará após serem contratadas. Não precisa ser algo grandioso, como a oferta de supercomputadores para toda a família.

Você já pensou em destinar um espaço dentro da empresa que ofereça diversão durante os momentos de lazer do funcionário? Deixar que ele leve o seu animal de estimação, oferecer serviços de massagem…. Tudo isso é inovação, o que casa muito bem com outro item do qual já falamos: um bom ambiente de trabalho.

O que é mais importante para atrair talentos?

Falei aqui de vários itens importantíssimos, que podem ajudar sua empresa a atrair os melhores talentos do mercado. Mas de nada adianta atrair diversos candidatos se você não consegue identificar quais deles são os que você precisa, não é mesmo?!

É por isso que a análise de perfil comportamental dos candidatos é essencial para qualquer processo de recrutamento e seleção!

Para te ajudar nessa grande empreitada, nós criamos o CIS Assessment, um software para mapeamento e análise de perfil comportamental que vem proporcionar economia de tempo e dinheiro nas contratações, além de um salto de qualidade e assertividade na seleção de talentos.

Descubra um pouco mais sobre essa ferramenta e sobre o que nosso curso pode proporcionar:

      • Rapidez na percepção adequada do candidato correto ao cargo ou realocação de colaboradores nos cargos certos;

       • Segurança e exatidão no processo de seleção de pessoas;

      • Relatório consolidado com o diagnóstico da cultura da organização;

      • Conhecimento do perfil médio e potenciais habilidade de seus integrantes;

      • Identificação dos GAP’s existentes e o grau de adaptação da equipe às necessidades da companhia.

O software é fundamental para auxiliar você e o profissional de RH nos processos seletivos da sua empresa, para que consigam atrair os melhores talentos!

Deibson Silva

Deibson Silva

CEO Do CIS Assessment

Pedagogo, Psicanalista, Neuropsicólogo pela faculdade de medicina da USP

ARTIGOS RECENTES

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS...
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

Fechar Menu