Tudo o que você precisa saber sobre teste de perfil comportamental

Tudo o que você precisa saber sobre teste de perfil comportamental

Dentro da organização de uma empresa, os responsáveis por ela precisam ter muito cuidado na hora de analisar o perfil de comportamento de um colaborador.

E, para conseguir avaliar com mais precisão, sem afetação de juízo de valor, existem algumas ferramentas que trazem dezenas de benefícios, tanto para quem contrata quanto para quem é contratado.

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que nós, enquanto seres humanos, somo absolutamente diferentes uns dos outros. E isso não diz respeito a questões de raça, cor, credo ou qualquer outra diferenciação: somos psicologicamente diferentes.

Portanto, a maneira de tratar uma pessoa não pode ser usada de forma totalmente igual a outra, pois existem disparidades de personalidade que precisam ser respeitadas.

Foi daí que surgiu o princípio do perfil comportamental.

Análises psicológicas de determinados grupos de pessoas fez com que os profissionais que estudam esse setor pudessem dar as direções a respeito de como decodificar a personalidade de um indivíduo, determinando, assim, onde ele pode ser mais útil e produtivo.

Isso parte de um princípio lógico: ninguém consegue render, em qualquer sentido, em algo onde não se reconhece, não se encaixa.

Então, é necessário entender isso e direcionar as pessoas para onde elas podem ter mais chances de sucesso.

A importância do perfil comportamental na vida corporativa

Uma regra básica sobre a humanidade é: a pessoa perfeita não existe.

Somos todos frutos do meio em que vivemos e da nossa personalidade singular, por isso, somos imperfeitos apesar de termos, em nossas características, pontos extremamente positivos.

Isso porque, ao mesmo tempo, temos também nossas falhas, e são justamente esses pontos negativos que podem causar problemas em diversos ambientes, entre eles o de trabalho.

Por essa razão, é imprescindível fazer uma análise de perfil comportamental de um indivíduo em uma empresa.

Com essa atitude, é possível direcionar o profissional para uma área onde ele possa destacar seus pontos positivos e minimizar os negativos.

Isso é que faz uma pessoa dar mais resultados e ser produtiva em um ambiente profissional, além de aumentar consideravelmente a sua produtividade.

Um líder de equipe que tenha feito essa análise comportamental em seu grupo consegue saber exatamente como direcionar cada colaborador para obter dele uma performance mais qualificada.

Isso acontece porque, dentro dessa pesquisa de personalidade, ele fica sabendo dos pontos fortes e fracos de cada pessoa, e toma conhecimento de como elas podem reagir em momentos comuns a ambientes profissionais, como a pressão natural do cotidiano, por exemplo.

Essa modalidade de gestão faz com que os resultados, individuais ou em grupo, sejam recompensadores.

Quais são os ganhos reais dessa gestão dentro de uma empresa?

É inegável que uma empresa que sabe como são os seus funcionários terá um enorme diferencial, que se verifica imediatamente nos indicadores mensais da companhia.

E o ganho não se dá apenas no quesito financeiro – ele também vem em qualidade de vida para o funcionário. Sabendo quais são as aptidões naturais de um colaborador, um gestor pode encaixá-lo onde ele naturalmente rende mais. Esse é o primeiro ponto.

O segundo – e de vários ângulos, o mais importante – é que ele, integrando um ambiente que ele considera mais seguro para realizar seu trabalho e tendo como tarefa algo que sente à vontade para realizar, esse funcionário terá menos problemas com faltas, atestados e até mesmo doenças relacionadas à estafa e ao estresse. Só isso já seria um ganho gigantesco para qualquer empresa.

Sabe-se que muitos funcionários começam a incidir em faltas por estarem descontentes com a empresa onde trabalham e com a função que exercem, encarando o emprego como um fardo.

Uma análise de perfil comportamental pode virar esse jogo. Dessa forma, todos saem no lucro: o funcionário, a equipe dele e também a empresa que o emprega.

Basta que se tire um momento para refletir sobre os males que acometem as empresas, grandes ou pequenas, atualmente:

01) quantos talentos podem estar sendo mal aproveitados por ocuparem um cargo para o qual não tem a aptidão necessária?

02) quantas equipes sofrem por conta de problemas entre líder e liderado que acabam resvalando em todos?

03) o quanto a empresa pode sofrer com a baixa produtividade de empregados descontentes com suas funções?

Todas essa perguntas podem ser solucionadas com um único remédio: a análise de perfil comportamental, que encaixa as pessoas onde elas realmente devem estar.

Ao aplicar esse método em sua empresa, em seu RH, um empregador praticamente elimina esse problema, que tende a piorar com o tempo.

Mas afinal, quais são os perfis comportamentais?

Em 1928, o PhD em psicologia de Universidade de Harvard William Moulton Marston escreveu o livro “Emotions of Normal People”, onde questiona justamente sobre o que é ser normal ao invés de abordar doenças psicológicas, e traz a teoria conhecida e apreciada em todo o planeta intitulada como DISC, que é a base principal das ferramentas de assessment.

Segundo Marston, todas as pessoas apresentam traços e padrões de comportamento que se relacionam com quatro estilos básicos de perfil que, por sua vez, explicam a origem do acrônimo DISC: Dominance (Dominância), Influence (Influência), Steadiness (Estabilidade) e Conscientious (Conformidade).

Todos nós temos a presença destes quatro fatores em nossa personalidade, em intensidades diferentes. Porém, cada pessoa possui características diferentes e lidam de maneiras diferente com as situações, seja dentro do espectro de seu ambiente de trabalho ou fora dele.

A seguir, vamos explicar passo a passo as características associadas à Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, para que você possa começar a entender essa temática e, até mesmo, aplicá-la em sua empresa:

  • O dominante sempre sabe o que quer

As pessoas que se enquadram dentro do perfil Dominante são aquelas que podem ser declaradas como determinadas, assertivas e que possuem grande autoconfiança.

São elas as que gostam do desafio e partem para cima com muita força de vontade, e isso faz com que ganhe o respeito e a admiração entre os colegas.

Quem está dentro desse perfil geralmente gosta de trabalhar sob pressão e está sempre pensando no lado positivo de um problema, dominando-o por completo até conseguir resolvê-lo.

Em contrapartida, quem se encaixa neste aspecto costuma não ser uma pessoa que dá muita bola para as necessidades alheias, pensando quase exclusivamente em si.

  • O influente é focado em pessoas

Quem se encaixa no perfil Influenciador tem como característica o seu otimismo.

São pessoas alegres e que animam o ambiente, tendo o poder de influenciar na decisão de uma equipe por conta de sua personalidade expansiva, engraçada e conciliadora.

Adoram passar esse entusiasmo para outras pessoas, contagiando o lugar de trabalho com a sua postura.

São elementos que não têm medo de mostrar o que sentem, e utilizam isso como uma ferramenta para demonstrar sua humanidade, pois são falhos como todos os outros.

Por outro lado, são pessoas que podem ter tendência a procrastinar e começar projetos que não conseguem finalizar.

  • O Estável tem seu ritmo próprio

As pessoas que estão dentro do esfera de estabilidade são aquelas que se mantêm calmas em qualquer situação.

São tranquilas e estáveis, o que passa a impressão de serem mais amigáveis do que as outras.

Dentro do trabalho são concentrados, compenetrados e realizam tudo dentro do prazo, por gostarem de fazer as coisas com muito cuidado.

Ao mesmo tempo, são elementos que não lidam bem com mudanças e gostam mais de serem liderados do que de liderar.

Isso se dá por causa da dificuldade que encontram em encarar problemas e conflitos, pois seu comportamento calmo faz com que não tenham reação frente a essas adversidades mais complexas.

  • O Conforme prioriza cada detalhe

Quem entra na classificação Conforme é considerado disciplinado e técnico, sendo muito método naquilo que realiza.

São as pessoas que seguem à risca todas as normas da empresa, desde horários até as tarefas, sejam elas simples ou complexas.

Sentem-se à vontade com processos bem organizados, onde possam obedecer a uma estrutura de trabalho que não as tire do objetivo final.

Quem está dentro desse perfil pode ser considerado confiável por raramente deixar de cumprir um prazo.

Da mesma forma, tem como ponto negativo a centralização: não gostam de repassar qualquer tarefa para outra pessoa, pois sentem-se boicotados.

As pessoas e seus comportamentos peculiares

Em suma, pode-se chegar a conclusão de que a análise de perfil comportamental só traz benefícios para todos os envolvidos.

O entendimento de que cada pessoa tem sua particularidade faz com que se consiga tirar delas o que têm de melhor e, a partir disso, conseguir resultados positivos e expressivos.

Todos, sem exceção, possuem personalidades únicas e brilhantes.

A diferença entre elas permite encaixá-las em um esquema maior dentro do ambiente de trabalho, colocando cada uma delas no seu próprio nicho, onde poderá dar vazão à sua criatividade e, com isso, a produtividade no empreendimento como um todo aumenta.

E tudo isso só acontece porque somos diferentes.

E são exatamente essas diferenças que nos definem em nossa singularidade, paramos de exigir do outro o que ele não pode nos dar e aprendemos a explorar o que cada um tem de melhor.

Por isso, nessa esfera de perfil comportamental, quero convidar você para conhecer o meu livro Decifre e Influencie Pessoas, escrito em parceria com o maior e mais experiente coach do Brasil, Paulo Vieira.

Tenho certeza que ele irá transformar e impactar a vida de todos ao seu redor!

 

 

Deibson Silva

Deibson Silva

CEO Do CIS Assessment

Pedagogo, Psicanalista, Neuropsicólogo pela faculdade de medicina da USP

ARTIGOS RECENTES

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS...
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

Fechar Menu