Saiba como trabalhar em home office e manter a equipe motivada, com base no perfil comportamental

Perfis Comportamentais e Home office
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma equipe animada vale mais que ouro, não é verdade? Por outro lado, manter-se motivado profissionalmente também aumenta sua produtividade e, consequentemente, os lucros do negócio, seja ele seu ou não! E quem não deseja ser este tipo de profissional?! Por isso, separamos alguns insights que podem te mostrar como trabalhar em home office, com animação e entusiasmo. Ou ainda: a incentivar seus funcionários remotamente, segundo o estilo comportamental deles. 

A importância do engajamento no trabalho em home office

Em primeiro lugar, a Gallup, afirma neste artigo que o engajamento dos funcionários pode ajudar as empresas a resistir, e possivelmente até prosperar, em tempos econômicos difíceis. Por isso, é tão importante manter o entusiasmo, bem-estar e o envolvimento das equipes de trabalho. 

Portanto, fazemos um alerta: algumas empresas estão trabalhando 24 horas por dia, desconhecendo seu verdadeiro potencial e ficando longe do resultado que realmente devem conseguir. Isto acontece porque estes negócios desconhecem a análise de perfil  comportamental. 

Foi justamente pensando em solucionar esse problema que desenvolvemos o curso online sobre Como extrair o máximo potencial de seus colaboradores, que apresenta o caminho prático para treinar os líderes com o que há de mais avançado sobre comportamento humano. 

Se você é líder, precisa urgentemente aprender como liderar seus colaboradores, mesmo que à distância, para extrair o que eles têm de melhor! 

Se você não é líder, mas está sentindo-se desmotivado durante seu expediente de trabalho, lembre-se: 

“Você possui recursos internos para direcionar sua vida e profissão no caminho certo.”

– Paulo Vieira

Para acordar todos os dias motivado e entusiasmado para trabalhar em home office, basta que você siga as dicas abaixo, de acordo com seu estilo comportamental: 

Os estímulos certos no trabalho remoto para colaboradores:

DESBRAVADORES

Então, sabe aquela pessoa que executa as atividades como ninguém e tem sangue no olho para fazer tudo acontecer? Estamos falando dos DESBRAVADORES, ou Dominantes, segundo a nomenclatura da Teoria DISC

Em outras palavras, estas pessoas são PRÁTICAS e ágeis. Nesse sentido, elas gostam de ter o controle de toda a situação, amam desafios e trabalham bem sob pressão. Se você quer reconhecer esse perfil, basta dar uma atividade para a pessoa desbravadora e esperar ela retornar com os números e resultados. 

Se você é assim, nosso chute é que você ama estar no comando das situações e apresentar suas conquistas, não é mesmo? 

Então, para manter esse tipo de pessoa animada no trabalho em home office, aqui vão algumas dicas: 

  • Incentive a competitividade;
  • Defina metas claras;
  • Apresente sempre os resultados alcançados; 
  • Fale sobre desenvolvimento pessoal.

Se você se identifica com este perfil comportamental, que tal pedir a sua liderança para implementar as ações acima? Estas ações práticas podem fazer com que o time alcance resultados positivos e REAIS. 

COMUNICADORES

Certamente, você onhece alguém que é comunicativo, ama estar conectado e tem sede por prestígio e aprovação social? Esta pessoa é uma COMUNICADORA nata!

Também conhecidos como Influentes, estes indivíduos são radiantes, otimistas e extremamente SOCIÁVEIS. Por isso, eles valorizam o trabalho em equipe, contribuindo para manter a positividade do ambiente. Se você quiser reconhecer esse perfil, basta envolvê-los em projetos onde eles possuirão total autonomia de escolha, sendo acelerados na hora de fazer escolhas. 

Se você se identifica com estes comportamentos, temos um palpite: a persuasão está no seu sangue! 

Agora, para manter esse tipo de pessoa animada no home office, aqui vão algumas dicas: 

  • Disponibilize canais de comunicação direta; 
  • Organize um planejamento para que ele possa desempenhar a função com agilidade;
  • Permita que ele guie momentos de descontração e leveza entre o time;
  • Deixe que ele lide com negociações e persuasão.

Portanto, se você é comunicador, solicite pelo menos uma das ações acima ao seu gestor e observe que mesmo à distância você pode ter um ambiente de trabalho leve, descontraído e animado. Isso vai fazer com que você acorde todos os dias feliz da vida para realizar os trabalhos em equipe! 

PLANEJADORES

Em toda empresa há sempre alguém que planeja tudo! Você já deve saber de quem estamos falando, não é mesmo? Dos PLANEJADORES, ou Estáveis. 

Eles são pessoas apaixonadas por pessoas, por isso mesmo que eles mesmos fiquem em segundo plano, zelam pelo bem-estar dos colegas. Por serem calmos, gostam de trabalhar em ambientes que transmitem harmonia e onde as decisões são coletivas.

Se você quiser reconhecer esse perfil, fique atento a quem costuma resolver os conflitos internos. Pois, eles, em situações adversas, tendem a reagir com mais equilíbrio. 

Se você é um PLANEJADOR, apostamos que todos da sua equipe confiam em você!

Assim, para manter esse tipo de pessoa animada no home office, siga esses conselhos:

  • Mantenha o processo da atividade bem claro; 
  • Dê feedbacks constantes; 
  • Planeje metas e objetivos para a semana; 
  • Defina claramente quais são as responsabilidades deles. 

Que tal sugerir a sua equipe a elaboração de metas e objetivos semanais? Isso pode estimular os planejadores a alcançar o máximo potencial no trabalho. 

SISTEMATIZADORES

Já viu alguém ser apaixonado por regras?! Essa pessoa provavelmente é SISTEMATIZADORA. ㅤ

Frequentemente, são pessoas que amam observar detalhes, seguir regras e ter um prazo definido para absolutamente tudo. Não é à toa que são chamados de Conformes pela Teoria DISC. São pessoas reconhecidas por gostar de executar tarefas com muita perfeição e têm preferência em trabalhar com pessoas disciplinadas.

Se você é assim, podemos adivinhar que no trabalho você prefere ser mais reservado e chamar menos atenção, não é mesmo? 

Para manter esse tipo de pessoa animada no home office, siga esses conselhos:

  • Evite forçar que ele seja extrovertido 
  • Faça reuniões de acompanhamento com certa frequência;
  • Apresente planilhas, dados, fatos e números; 
  • Permita que ele crie um horário produtivo de trabalho. 

Te convidamos a sugerir uma dessas ações práticas para que você, sistematizador, sinta-se motivado a continuar trabalhando com excelência, mesmo a distância. 

Veja abaixo uma imagem que resume tudo que você precisa saber para manter pessoas motivadas para trabalhar remotamente: 

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber os melhores conteúdos. Te enviaremos periodicamente: Artigos, Vídeos, Dicas e Materiais.

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin