Em meio às incertezas criadas pelo Covid-19, muitas empresas e universidades pediram que seus funcionários realizem home office. Diante da pandemia que vivemos, e que está impactando todo o mundo, precisamos unir esforços para passarmos por esse período.
Então, em meio a essas medidas de contenção nunca antes vistas em nossa geração, como fica a relação entre colaborador e gestor? Baseado em artigo divulgado pela Harvard Business Review, apresentamos algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar essa distância e manter ma performance parecida com a que se tem no ambiente de trabalho.
Os líderes precisam entender os fatores que podem tornar o home office especialmente exigente. Caso contrário, os funcionários de alto desempenho poderão sofrer declínios no desempenho e no envolvimento no trabalho quando começarem a trabalhar remotamente.
Supervisão online no home office
Os gerentes e seus funcionários geralmente expressam preocupações com a falta de interação face a face. Os supervisores temem que os funcionários não trabalhem tanto ou com eficiência (embora a pesquisa indique o contrário, pelo menos para alguns tipos de trabalho).
Em alguns casos, os funcionários sentem que os líderes remotos estão fora de contato com suas necessidades e, portanto, não dão suporte nem ajudam a realizar seu trabalho.
Acesso à informação da empresa
Os colabores em home office são surpreendidos pelo tempo e esforço adicionais necessários para localizar informações dos colegas de trabalho. Mesmo obter respostas para perguntas que parecem simples, pode parecer um grande obstáculo para um trabalhador que mora em casa.
Estabelecer check-ins diários
Muitos líderes remotos bem-sucedidos estabelecem uma ligação diária com seus funcionários em home office. A característica importante é que as chamadas são regulares e previsíveis e são um sinal aos funcionários que podem consultar você e que suas preocupações e perguntas serão ouvidas.
Oferecer interação social online
A grande questão de promover interação social sem contato físico é como é se a sensação será a mesma da presencial, ou não. Não, ela não será a mesma, porém, é possível amenizar os problemas com algumas medidas simples que a tecnologia já nos permite ralizar.
A maneira mais fácil de estabelecer alguma interação social básica é realizar uma videoconferência e em seu início reservar alguns minutos para discutir sobre assuntos que não sejam de trabalho. Vídeo-games e partidas online também são uma opção bem vinda em momentos de trabalho de casa.
Esperamos que essas medidas simples possam ajudá-los a superar esses momentos em que medidas que parecem drásticas são necessárias. Seguiremos em frente.