Desenvolver talentos dentro de uma equipe é uma das responsabilidades mais estratégicas e desafiadoras. Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e orientado por inovação, as organizações que conseguem cultivar pessoas mais preparadas, confiantes e engajadas ganham vantagens consistentes e duradouras.
Mais do que oferecer treinamentos pontuais, desenvolver talentos é criar um ecossistema onde cada colaborador se sente estimulado a evoluir continuamente. Essa evolução ocorre por meio de aprendizado ativo, feedbacks estruturados, oportunidades reais de crescimento e uma liderança presente, que enxerga o potencial individual de cada profissional.
A importância de ter times diversificados
Trabalhar com pessoas muito parecidas pode parecer confortável no início. Há menos atrito e menos divergência, é verdade, mas também há menos inovação.
Quando todas as pessoas encaram desafios pelo mesmo ângulo, as decisões acabam se tornando mais previsíveis e as alternativas se reduzem drasticamente. É como tentar encontrar novos caminhos usando sempre o mesmo mapa.
Ou seja, de nada adianta ter um time onde todos são executores, pois o planejamento é necessário. Também é preciso ter profissionais que sejam bons para relacionamento interpessoal, bem como aqueles que são mais criteriosos e atentos a detalhes para não cometer nenhum erro.
A falta de visões diferentes torna o time mais limitado. O resultado? Soluções “ok”, mas raramente brilhantes. Isso também ocasiona a formação de um time que pode ficar sobrecarregado, sendo importante a aplicação de uma ferramenta como a pesquisa de clima organizacional para entender um pouco mais sobre o que acontece no dia a dia da equipe.
Para ter uma liderança diferenciada, você precisa das ferramentas certas para autodesenvolvimento e também para desenvolver o seu time. A implementação de uma gestão estratégica pode trazer desafios, daí a necessidade de se ter recursos que permitam acompanhar todo o seu time, algo totalmente possível dentro do App Gerencial.
Dentre as opções disponíveis no mercado, o App Gerencial se destaca por trazer recursos como a pesquisa de clima organizacional, que permite que os líderes entendam como os funcionários se sentem em três esferas diferentes: humor, produtividade e apoio do gestor. Em conjunto com outras ferramentas existentes no sistema, pode ser o ponto de virada para desenvolver ainda mais não apenas o seu time, mas também os talentos de cada um dos membros.
A importância de desenvolver talentos na liderança
O próprio mercado brasileiro tem olhado para as habilidades dos líderes de forma diferente nos últimos anos. Em maio de 2025, por exemplo, o CIS Assessment fez um levantamento que foi publicado em vários portais, entre eles o da revista Exame, trazendo um pouco do estilo majoritário da liderança brasileira.
Nele, é possível perceber que as pessoas em cargos de liderança tendem a apresentar um comportamento mais focado em decisão e comunicação, trazendo como principais competências o comando, a objetividade e a extroversão. Porém, os próprios gestores reconhecem que precisam trabalhar outros pontos importantes, entre eles a prudência, a paciência e o planejamento.
Essas características mais altas são pontos comuns de pessoas que possuem perfis Dominante e Influente, geralmente focados mais nos objetivos e na execução. E as que aparecem como pontos de atenção também surgem como elementos a serem trabalhados em pessoas que possuem esses perfis.
E, mais uma vez, aqui entra a questão da diversidade de pessoas no time. Líderes com traços Dominante e Influente podem aproveitar o apoio de Estáveis e Conformes, os outros dois perfis que completam o DISC. Nestes, há o destaque de pontos como planejamento, prudência e paciência, exatamente o que falta na maioria dos líderes brasileiros.
Lembre-se de que também é possível desenvolver as habilidades com as ferramentas corretas. Com o App Gerencial, por exemplo, você pode avaliar as competências técnicas e emocionais dos seus liderados, ajudando-os a identificar pontos de atenção que precisam desenvolver e aqueles que se destacam em suas atividades.
Cenário recorrente
Esse não é o primeiro estudo divulgado pelo CIS Assessment a respeito do perfil dos líderes brasileiros. Em 2023, um levantamento similar foi realizado, trazendo um cenário levemente diferente do que vimos neste ano.
Publicado em veículos como Estadão e Valor Econômico, ele mostrou que gestores e líderes brasileiros estavam mais voltados para o fator Influente, trazendo também traços do perfil Dominante como o segundo mais forte.
Já entre os estilos de liderança, os mais comuns eram motivador e executivo, que também são atributos de perfis Influente e Dominante, respectivamente. No recorte do estudo realizado em maio deste ano, os dois ainda aparecem como mais proeminentes, mas trocaram de posição: o executivo tem mais recorrência, seguido pelo motivador.

A tecnologia como aliada do desenvolvimento
Criar um ambiente onde o colaborador consegue acompanhar as ações de todo o time e, ao mesmo tempo, acessar recursos que fortalecem seu desenvolvimento pessoal, é um grande diferencial. E é exatamente isso que você encontra dentro do App Gerencial.
O App Gerencial oferece um sistema completo para organizar atividades e monitorar resultados. A plataforma conta com quadros no modelo kanban e listas de tarefas, permitindo que todos os colaboradores possam criar, atribuir e priorizar ações com clareza. Também é possível definir graus de prioridade, acompanhar responsáveis, visualizar o andamento das demandas e manter o fluxo de trabalho aberto para toda a equipe.
Além disso, o App Gerencial também conta com organograma, exercícios de desenvolvimento e indicadores que facilitam o acompanhamento da evolução individual e coletiva.
Para auxiliar no uso dos recursos e aproveitar tudo que a ferramenta pode oferecer, a plataforma conta com um time de especialistas preparados para oferecer suporte e orientar líderes sobre como usar cada funcionalidade para potencializar a gestão de pessoas. Fale com um deles e saiba como o app pode ajudar no crescimento do seu time.
E para entender um pouco mais sobre aprendizado contínuo, aproveite para ler o post que publicamos no blog Seu Coach, do SCIS.
Times complementares geram resultados exponenciais
Uma equipe não se fortalece apenas com líderes fortes, mas com diversidade comportamental dentro do time. Misturar perfis mais analíticos, estruturados e pacientes com perfis mais acelerados e motivadores tende a gerar equilíbrio inteligente.
Os líderes brasileiros, por possuírem uma predominância de dominância e influência, podem se beneficiar muito ao compor times com colaboradores mais estáveis (S) e mais orientados a detalhes (C).
Esse equilíbrio reduz conflitos, aumenta a previsibilidade de entrega e contribui para um ambiente mais harmônico. Além disso, quando o gestor compreende as características naturais do seu time, ele passa a delegar melhor, direcionar melhor e enxergar potenciais ocultos que antes poderiam passar despercebidos.
Caso queira mapear os perfis comportamentais dos membros da sua equipe, converse com uma das nossas especialistas em perfil comportamental. Com esse recurso adicional, você certamente vai potencializar ainda mais os resultados do seu time.
Conclusão
A pesquisa mostra algo importante: não existe um estilo ideal, mas sim líderes que conhecem seus pontos fortes e trabalham seus pontos de melhoria.
O perfil dominante pode ser extraordinário quando alinhado ao equilíbrio emocional. O perfil influente pode transformar ambientes quando sustentado por processos e foco. E perfis mais estáveis e conformes têm enorme capacidade de trazer profundidade, previsibilidade e qualidade.
Ao olhar com atenção para esses dados, empresas e profissionais ganham a oportunidade de fortalecer suas estratégias e construir lideranças verdadeiramente completas, capazes de inspirar, entregar resultados e fazer suas equipes evoluírem de forma consistente. E, usando o App Gerencial em conjunto com o CIS Assessment, essas análises se tornam muito mais humanas e verdadeiras.