Você já olhou no espelho e se questionou se está no caminho certo? Já pensou se tem tomado as atitudes corretas e se sabe exatamente aonde quer chegar? Se sua resposta para essas perguntas for “SIM”, é preciso olhar mais para dentro de você, se autoconhecer. Mergulhar no autoconhecimento é reconhecer a si mesmo.
É desvendar suas verdadeiras qualidades e distinguir pontos na sua personalidade que podem e precisam ser aprimorados.
Este processo possibilita identificar dificuldades e desafios emocionais, medos ou convicções que limitam a conquista de metas e objetivos. Para tanto, é de extrema importância estar disposto a derrubar barreiras e se abrir para novas possibilidades.
Realizar um estudo profundo para conhecer seu “verdadeiro eu” não é uma tarefa fácil, mas se faz essencial para alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Deste modo, é possível desenvolver o que é necessário para aprimorar suas habilidades, sem interferir no que já tem de bom. E, com isso, explorar 100% da sua potencialidade e chegar ao topo.
Como alcançar o topo?
Os filósofos gregos já consideravam o valor da autorreflexão em prol de uma vida pela. A frase “Conhece-te a ti mesmo” difundida por Sócrates revela a importância do autoconhecimento.
Já “Alegoria da Caverna” de Platão ressalta que, quando ficamos presos em uma realidade única, não abrimos espaço para novos conhecimentos e oportunidades.
Mas, quando saímos da “caverna”, o horizonte se amplia e passamos a compreender melhor a realidade.
A obra “Ética à Nicômaco” de Aristóteles, grande influenciador da civilização ocidental, reafirma que o homem precisa pensar nas questões “Quem sou eu?”, “Quem quero ser?” e “Como vou alcançar isso?” para atingir a virtude, entendida como a realização da própria essência; o desenvolvimento moral e intelectual.
Ter autoconhecimento é imprescindível para entender as causas de projetos mal sucedidos. Pois, a partir do momento em que você realmente se conhece, passa a perceber melhor o ambiente e as pessoas ao seu redor.
Outro diferencial é que você passa a traçar planos e metas totalmente alinhados com o seu perfil. Para exemplificar, vamos considerar o lado profissional: quantas pessoas decidem seguir uma carreira em determinada área (direito, marketing, economia, saúde…) e param no meio do caminho por perceberem que aquilo não é exatamente o que desejam fazer?
Ou seja: perdeu tempo, dinheiro e energia por não se conhecer.
A partir do momento que há autoconhecimento, existe um maior discernimento e é possível traçar um plano concreto de objetivos visando uma trajetória profissional de sucesso.
Suas escolhas respeitam prioridades e desejos verdadeiros, a autoestima se eleva e você percebe que é capaz de chegar aonde quer chegar.
Mas afinal, como alcançar o autoconhecimento?
Questione-se sempre! Entenda o que te motiva, o que te incomoda e os porquês de tudo isso. Explore novas experiências e mantenha-se aberto para novas possibilidades, sempre avaliando o que e como te faz bem ou não.
Assim você se torna mais consciente sobre suas preferências.
Converse com quem está próximo a você, saiba como eles te veem. Isso também auxilia muito no processo de “reconhecer a si” e você pode se surpreender com características no seu comportamento.
Avalie as relações com colegas de trabalho, amigos e familiares para identificar os principais causadores de desentendimentos e divergências de pensamentos, sem julgamentos de posturas, opiniões e valores.
Desvendando o autoconhecimento
Entender e respeitar as diferenças é primordial para um bom relacionamento interpessoal e contribui para o autoconhecimento. Com isso, você começa a enxergar os dois lados da moeda: a sua percepção de mundo e a visão do outro, e traça um paralelo analisando as diferenças e compatibilidades.
É sempre bom lembrar que cada pessoa tem um jeito de ver e lidar com situações, e esse olhar mais amplo ajuda a construir relações sadias e produtivas.
Exercite a autopercepção sempre. Ao longo da vida você passará por incontáveis situações e experiências, positivas e negativas, e avaliar cada uma delas é essencial para dar continuidade ao processo de saber quem é você, o que te motiva e onde quer chegar.
E o sucesso, onde está?
Saber exatamente quem você é, onde quer chegar, como vai alcançar os objetivos traçados e realizar seus planos, pessoais e profissionais, é o primeiro e grande passo para a realização plena.
Afinal, suas escolhas tornam-se mais coerentes, você fica mais forte e revigorado para encarar qualquer desafio e superar toda adversidade. Você toma as rédeas da sua vida!
Por fim, seguindo o pensamento sobre evolução de Charles Darwin, não é o mais forte que sobrevive, mas sim o mais adaptável à mudanças. E só é possível se moldar às mais variadas circunstâncias quando você conhece profundamente sua essência.
Como já frisamos, o autoconhecimento é o alicerce para as relações interpessoais e pode torná-lo capaz de se adaptar os diferente tipos de situações. Deste modo, nasce um grande líder e seu legado será duradouro.
Que tal conhecer a si mesmo com mais profundidade?
Iane Parente, diretora do CIS Assessment e especialista em Comportamento Humano, pode te ajudar a se conhecer de verdade. Preparamos um curso especial para que você possa:
- Entender a si e aos outros;
- Melhorar seus relacionamentos;
- Comunicar-se de maneira eficaz;
- Dar atenção ao que importa.
Tudo isso sem pagar nada! Aproveite essa oportunidade, clique aqui e faça suas inscrição para o curso GRATUITO de Introdução à Análise de Perfil Comportamental!