Como trabalhar em home office: 4 estratégias para melhorar o engajamento do seu time

home-office
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O home office é uma realidade para os trabalhadores brasileiros neste 2021. Mas muitos ainda podem ter dúvidas. Afinal, o que é home office? Como trabalhar em home office? E mais: como integrar as pessoas mesmo em tempos de pandemia/home office? 

Por isso, preparamos este post com estratégias de liderança. São ações para melhorar o engajamento do seu time, mesmo em meio ao home. 

Antes de mais nada, aqui estão as respostas para as perguntas que alguns trabalhadores ao redor do país podem estar fazendo:

O que é home office?

Mas afinal, o que é home office? O termo “home office” é traduzido como “escritório em casa”, no português. Mas, no Brasil, compreende-se home office como: toda atividade de trabalho de forma remota, à distância ou teletrabalho

Dessa forma, o colaborador trabalha de qualquer lugar. Uma vez que possua acesso a um computador com conexão à internet e telefone no home office, por exemplo. Então, esta prática é possível para muitos trabalhadores atualmente. Além de ser indicada em casos de impossibilidade de locomoção dos colaboradores. 

A propósito, uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, em 2019, aponta que o home office é uma tendência crescente no Brasil. Pois, 45% das empresas entrevistadas já adotam este sistema.

Porque trabalhar em home office?

No momento em que vivemos, os casos e mortes da Covid-19 voltaram a apresentar tendência de alta. Dessa forma, muitos estados brasileiros decretaram medidas restritivas e até mesmo lockdown. Ou seja, confinamento total da população. Essas condições são propícias ao home office. 

Assim, os colaboradores são enviados para atuar em casa, no chamado trabalho remoto. Nesse meio tempo, a equipe pode encontrar dificuldades para manter o engajamento. Já que cada colaborador está em distanciamento social, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Home office é toda atividade de trabalho de forma remota, à distância ou teletrabalho.

4 estratégias poderosas para engajar seus colaboradores em tempos de home office

Certamente, existem estratégias de liderança para manter o engajamento e produtividade da equipe, mesmo em trabalhos isolados, em home office. Conheça algumas delas:

1. Estabeleça metas claras e realistas;

Em tempos de home office, as metas devem ser alinhadas com toda a equipe. As metas devem ser explicadas e estabelecidas dentro da realidade do time, em reuniões com os colaboradores. 

2. Dê feedbacks e valorize os colaboradores;

Por causa do isolamento, a equipe pode se sentir desvalorizada, sem direcionamento. Para evitar isso: conversem em times, sempre que possível. Estes momentos de feedback fazem bem aos colaboradores e líderes, pois todos se sentem valorizados. 

3. Incentive os treinamentos e capacitações da equipe;

Do mesmo modo, uma equipe bem preparada sabe agir em qualquer situação ou circunstância. Dessa forma, mesmo em home office, incentive treinamentos e cursos de capacitação da equipe. Pois, somente quem treina consegue alcançar os resultados esperados de forma mais rápida. 

4. Converse com a equipe de profissionais;

Por fim, lembre-se: a comunicação é uma ótima ferramenta para integrar o time. Realize reuniões semanais via plataformas online. Pois, isto é importante para o acompanhamento do desempenho da equipe.

O trabalho remoto além da mesa e cadeira

De fato, alguns líderes acreditam que o bom desempenho dos colaboradores está associado à mesa e cadeira disponíveis ao funcionário. Ou seja, ao ambiente em home office. Contudo, o home office vai bem além disso.

De tal forma que: o líder deve saber identificar cada um de seus colaboradores. Pois, um líder atento reconhece os comportamentos de cada colaborador do time. E, dessa forma, torna a experiência do home office mais integrada e produtiva para todos. 

Pois, não adianta ter na equipe as pessoas certas, se não souber extrair o que elas têm de melhor. Portanto, para motivar ainda mais sua equipe em home office, mantendo todos engajados, mesmo com as dificuldades do dia a dia:

  • Aplique as estratégias corretas;
  • Identifique as características de cada um do seu time;
  • Incentive-os segundo suas habilidades comportamentais. 

Para que isso seja possível, conheça nosso curso de liderança.

Um treinamento preparado exclusivamente para quem quer melhorar os resultados da equipe, extraindo o máximo potencial de todos!

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber os melhores conteúdos. Te enviaremos periodicamente: Artigos, Vídeos, Dicas e Materiais.

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin