5 lições para sobreviver às tecnologias do século XXI

lições do século XXI

Em um mundo inundado de informação, clareza é poder. Em teoria, qualquer um pode se juntar ao debate sobre o futuro da humanidade, mas é muito difícil manter uma visão lúcida.

Bilhões de nós dificilmente podem se permitir o luxo de investigá-las, pois temos coisas mais urgentes a fazer, como trabalhar, tomar conta das crianças, ou cuidar dos pais idosos.

Para que o futuro da humanidade não seja decidido em sua ausência, preparamos 5 lições para você sobreviver às tecnologias do século XXI. Talvez algumas dessas atitudes você já está fazendo, mas é sempre bom relembrar.

Aprender a aprender

A escola está se transformando e isso não é um demérito para os educadores. Nossa forma de aprender assuntos e estudar está evoluindo diante das opções de informações que temos para pesquisar.

Por isso, aprender a aprender deve ser uma lição do século XXI para não afogar nesse mar digital. Entenda que o aprendizado é mais importante que a educação, ou seja, o aprendizado deve prosseguir além dos métodos de ensino que você utiliza.

Aliás, o conceito de lifelong learning fala justamente disso.

A aprendizagem ao longo da vida, em tradução livre, refere-se a busca “contínua, voluntária e auto-motivada” do pela atualização conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal.

Ele cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta.

Formação de skills

O aprendizado está virando uma aplicação. O que isso significa?

Significa que a teoria está se transformando em prática, e que não há mais tempo ficar apenas no plano das ideias e não partir para a prática.

Por isso, a questão que deve ser levada em consideração por você como lições do século XXI é: como oferecer meu trabalho em uma era cheia de máquinas?

Simples. Com a formação e o desenvolvimento de skills, sejam elas soft skils ou hard skills, você estará preparado para uma mudança que nos próximos 10 anos promete afetar 1,2 bilhão nos próximos 10 anos.

O futuro do trabalho verá uma mudança na demanda, afastando-se dos cargos de escritórios, operadores de máquinas e outras profissões de baixa qualificação, para profissionais de tecnologia.

Fim da divisão entre trabalho e lazer

A equação entre trabalhar e se divertir sempre foi desigual. Se pensarmos no tamanho da transformação que o trabalho sofreu ao longo dos anos, vamos perceber uma coisa: passamos mais tempo junto aos nossos colegas de trabalho do que com que nossas famílias.

Por isso, as grandes empresas de tecnologia do mundo desenvolvem pesquisas sobre o bem-estar no trabalho e prezam pela máxima de que trabalhar deve estar atrelado ao lazer.

Mas não um lazer sem foco. Na verdade, o lazer direcionado é aquele que ao mesmo tempo que traz ao colaborador ganas de se desenvolver e desenvolver a empresa em que trabalha, melhora a produtividade pois há um porquê envolvido na missão de todos.

Trabalhar em rede

Pare e responda com sinceridade: em seu ambiente de trabalho, você realiza algo sozinho? Creio que não! E é simples entender o motivo.

Com o avanço das telecomunicações e o desenvolvimento de relações de trabalho com maior flexibilidade, os colaboradores dependem uns dos outros para realizar tarefas.

Uma das lições do século XXI é que ele não foi feito para viver sozinho. Você sempre estará acompanhado de algo ou alguém.

Trabalhar em rede não significa apenas conectar-se digitalmente com outro em um ponto distante da Terra, mas sim, entender que você não consegue realizar as coisas sozinho e necessita da conexão de outros para avançar.

Veja só, não somos desenvolvidos em todas as áreas, por isso mesmo, não seria incrível se quando tivéssemos uma dúvida chamássemos um amigo, ou um contato que soubesse solucionar nosso problema?

Por isso, trabalhar em rede significa solucionar problemas com eficiência.

Conhecimento = Produto ou serviço

Já deu para perceber que nosso texto está tentando tirar você da zona de conforto e não deixar suas ideias apenas no plano das ideias, não é mesmo?

Então, para continuar nesse caminho, você precisa ter ciência de que todo conhecimento que produzir não pode ficar apenas como algo a se conhecer, ou algo que você arroga para si, sendo, dessa forma, arrogante.

Para que uma nação cresça como produtora de tecnologias e não apenas consumidora, Conhecimento deve se tornar num produto ou serviço. Esse é o porquê, o como depende de você.

Mas tenha certeza de que a prática é mais importante que a teoria, ainda mais no mundo em que nós vivemos, onde ideias evoluem e se transformam em pouco tempo.

Depois de todas essas lições pergunte-se: o que tenho verdadeiramente para não parar no século XXI?

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber nossos conteúdos!

Compartilhe esse post com seus amigos!