Adaptação: substantivo feminino de ação ou efeito de adaptar(se). É um ajuste de uma coisa a outra. Segundo o dicionário, é a utilização de qualquer objeto ou utensílio para finalidade diversa de seu uso primitivo.
Interessante, não é? Saiba que adaptar-se é algo urgente, preciso e compulsório na vida de muitas pessoas. Sem essa evolução, como na seleção natural, acabamos sendo esquecidos, extintos, deixados de lado. Isso não é segredo nenhum.
Sabendo disso, a lição que fica é: TODO líder eficaz deve se adaptar ao que o mercado exige. Mais que isso: é importante que aquele que almeje a liderança adapte-se para evoluir dentro da empresa, pois, só assim, os funcionários entendem e abraçam o propósito da empresa.
E aí surge a adaptação que todo líder eficaz precisa fazer, aquela de ser capaz de lidar com esses desafios de mudanças constantes no mundo dos negócios.
Há um tempo atrás, as empresas viviam, ou ainda vivem?, no modelo tradicional, por exemplo, baseado inteiramente no binômio “comando x controle”, que se caracteriza por um perfil mais autoritário.
No entanto, as corporações agora abrem espaço para um perfil de liderança mais participativo, que considera o cargo de líder como um agente importante para incentivar o protagonismo de seus colaboradores.
Para o futuro, as empresas agora demandam um novo perfil dos líderes e um modelo de liderança adaptado a essa nova realidade. Atualmente, o líder eficaz deve ter a humildade de saber que seu papel é muito mais de um facilitador para contribuir com a alta performance de seus liderados do que o detentor do ‘saber absoluto’.
Existe agora uma maior humanização dos líderes, que não devem se intimidar em mostrar como são suas dúvidas, inseguranças, medos e receios, postura que não era correta no passado, sendo vista como fraqueza.
Diferença entre líder X e líder Y
Nesse sentido, o aprendizado constante é uma prática que deve ser adotada e estimulada pelos líderes que querem evoluir e encontrar um novo patamar para sua atuação. O líder eficaz precisa desenvolver o como gerenciar melhor o risco da adaptação em vez de estimular a tomada de mais riscos, prejudicando a equipe e a empresa.
É importante e necessário ter uma abordagem clara da situação e evitar cair na tentação de modismos ou na conveniência de assumir mais riscos.
Por isso, o líder deve entender como ele atua. E, para facilitar e compreender quem é, o aconselhável é conhecer as diferenças entre líder X e líder Y. Por isso, continue lendo.
O líder centralizador
O X, por exemplo, é centralizador e pouco atento às demandas da equipe. O X procura culpados, não valoriza a equipe e também não entende das próprias metas.
O líder comunicativo
Já o líder Y lidera através de desafios constantes. É impetuoso, aberto ao diálogo, pensa no curto prazo, gosta de utilizar a tecnologia e valoriza o rápido alcance das metas. Considerando que esse líder reconhece todos os seus funcionários, o Y também garante treinamentos constantes e os gratifica quando preciso.
O líder esforçado pode conseguir mudar a maneira como pensa e como encara as situações desenvolvendo as suas soft skills: suas habilidades mentais, emocionais e sociais relacionadas à forma de conviver e interagir com as pessoas. Usando as suas softs para uma autoanálise, o líder percebe o que pode evoluir e o que deve tornar ainda melhor.
As soft skills afetam os relacionamentos corporativos e a produtividade.
Obviamente, desenvolva também as suas hard skills: suas competências técnicas, estudando e aprendendo novas habilidades. Trabalhe para isso!
E o que desenvolver para ser um líder eficaz?
Autoconhecimento
O primeiro passo para uma boa liderança é o autoconhecimento. É considerável conhecer bem quais são os seus pontos fortes e fracos e sempre agir com isso em mente. O bom líder deve realizar exercícios para se conhecer melhor e descobrir como as pessoas o enxergam no ambiente de trabalho.
Analise os resultados e aceite de braços abertos as descobertas que fizer, revendo quais são as suas melhores qualidades e onde há espaço para aperfeiçoamento. Escute os seus funcionários. Evolua com eles. Se adapte ao novo tipo de mentalidade da equipe.
Sem o autoconhecimento, fica praticamente impossível exercer a liderança. Afinal, se você não se conhece, como pode tomar boas decisões?
Inteligência emocional
Se você lidera uma equipe ou uma empresa, é importante que você se comunique com os colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos. O líder tem capacidade de observar, escutar e analisar o que os outros têm a contar.
Espírito de equipe e colaboração são outras características essenciais daqueles que lideram. Líderes agem sempre pensando na equipe e buscando colaboração entre todas as partes, escutando-os constantemente.
Visão de longo prazo
O líder precisa ter uma visão clara do que deseja alcançar, tendo em mente o objetivo geral da empresa, correto? É importante trabalhar em prol de algo maior, identificando os desafios, tomando posse e se responsabilizando pelos resultados.
Esses são os três passos que todo líder que busca a eficácia deve perseguir sempre, diariamente. Trabalhando suas competências aliadas com o desenvolvimento desses três pilares, tenha certeza de que sua carreira não terá limites.
Até o próximo texto!