Dois grandes desafios caracterizam a liderança versátil atualmente. Um deles é a necessidade de lidar com uma série de demandas complexas.
A outra necessidade é a crescente busca por uma mudança disruptiva, com uma velocidade de interação dessas demandas e simultaneamente aumenta a pressão às organizações para adaptarem-se.
Nova liderança versátil
De acordo com a Harvard Business Review, esses desafios estão ampliando significativamente a necessidade por líderes versáteis que tem a habilidade de lidar com uma variedade de mudanças e meios para resolver prioridades competitivas.
Não é um exagero dizer que a versatilidade é o componente mais importante para uma liderança efetiva atualmente.
Líderes versáteis contam com colaboradores mais engajados e times de alta performance. Suas unidades de negócios são mais adaptáveis e inovadoras. Suas organizações são mais capazes de ganhar uma vantagem competitiva e eles sabem como serem disruptivos antes de acabarem pela disrupção.
O que é versatilidade?
Para a HBR, versatabilidade é a capacidade de ler e responder a mudanças com um vasto repertório de comportamentos e habilidades completares.
Líderes são tipicamente melhores lendo mudanças do que respondendo a elas, movimento amplo causado porque desenvolver de uma ampla gama de comportamentos requere um esforço sistemático que, às vezes, empurram os líderes fora de suas zonas de conforto.
Como desenvolver a versatilidade?
Se a versatilidade é central para efetivar a liderança mas isso também é raro, como os gestores tornam-se líderes mais versáteis?
Com o passar dos anos, uma grande quantidade de trabalhos e pesquisas têm demonstrado uma gama de estratégias para converter gestores em líderes versáteis.
Vamos apresentar as três principais estratégias apresentadas pela Harvard Business Review como essenciais para o desenvolvimento da versatilidade.
Viva várias habilidades
A primeira estratégia é aprender uma variedade de diferentes e desafiadoras experiências que podem agregar a perspectiva do líder, promover uma ampla gama de habilidades e prover uma rede de contatos com diferentes expertises e pontos de vista.
Líderes versáteis tendem a ter carreiras diversas e experiências de trabalho mais desafiadoras que os outros, assim como tem a habilidade de absorver lições e incorpora-las sua prática de liderança versátil.
Feedback constante
A segunda estratégia é a necessidade constante de feedback para seu desenvolvimento. É crucial a necessidade de entrada sobre o impacto e efetividade sobre seu comportamento.
Líderes versáteis não apenas respondem bem a mudanças, eles também mudam seu comportamento em resposta a um criticismo construtivo.
Desenvolvimento pessoal
A terceira e última estratégia para o desenvolvimento da versatilidade é o desenvolvimento pessoal. Isso envolve ser mais aberto e disponível a novas habilidades e comportamentos e não se fechar para seus preconceitos.
Líderes versáteis mostram um padrão andar além do familiar e confortável, às vezes intencionalmente, para criar novas versões de si.
Se você gostou desse texto não deixei de conferir nossas outras postagens relacionadas à liderança e desenvolvimento de carreira.