Quem são os millennials e o que eles querem no mercado de trabalho?

Jovens millennials trabalhando em grupo

Pessoas que nasceram em meio às grandes inovações tecnológicas e dominaram todo o aparato de novidades, no meio dos anos 1990, os Millennials são a geração marcada por jovens que criaram caminhos e desenvolveram uma nova mentalidade sobre tudo, especialmente, carreira, trabalho e dinheiro.

Como administrar esses jovens que se reinventam a cada segundo?

Se grande parte dos pais das pessoas dessa geração buscavam apenas ter um emprego estável e não se importavam muito em passar a vida toda trabalhando na mesma empresa, seus filhos não pensam da mesma maneira, indo justamente na contramão desta ideia. 

Graças ao processo de globalização, fica claro que os jovens investem mais tempo nos estudos, se tornando especialistas em áreas que têm aptidão. É notável que muitos tiveram experiências sociais e pessoais que lhe prepararam para um reconhecimento financeiro e profissional de maneira mais rápida que a geração anterior. 

Para muitos, no caso, a complicação nisso é a instabilidade desses jovens. Apesar das qualidades, a geração é considerada oscilante e ansiosa, ainda mais que eles não possuem medo de arriscar, largar seu emprego e buscar em outra empresa chances reais de crescer e se destacar. 

Por essa razão, conhecer o perfil comportamental dos colaboradores tornar-se uma atitude imprescindível. É importante ficar atento, buscar entender o modo de pensar e agir da geração, compreendendo, obviamente, o perfil diferenciado de cada.

Entendendo os comportamentos, crenças, medos, sonhos e metas, os líderes podem aprender a se comunicar e relacionar com eles, no intuito de conciliar as necessidades da organização com os sonhos desses profissionais. 

Sendo líder e entendendo o perfil dos jovens com quem atua, a dinâmica de trabalho surge quando ambos falam a mesma língua, respeitando os objetivos, compartilhando experiências, apresentando conhecimento. É inegável que, a partir disso, todos os lados vão desenvolver novos dons. 

Definindo os millennials

No entanto, de acordo com a pesquisa “Myths, exaggerations and uncomfortable truths – The real story behind Millennials in the workplace”, (Mitos, exageros e verdades desconfortáveis – A história real sobre millennials no escritório, em tradução livre), do IBM Institute for Business Value, é preciso tomar cuidado com essas características que definem os millennials. 

Na pesquisa, é apresentado que não é verdade que (grande maioria desses) jovens querem ser reconhecidos constantemente ou que acreditam que todos os integrantes da equipe merecem troféus. O texto aponta que, na verdade, eles querem apenas um líder ético, compreensível e justo

Para eles, a boa liderança é mais importante do que ter resultados reconhecidos o tempo inteiro. Além disso, o trabalho também aponta que eles são apaixonados em tecnologia e querem tudo disponível e online, porém preferem aprender novas habilidades profissionais em ambiente físicos e não virtuais.

Vejo como gerenciar seus funcionários millennials

1 – Dê oportunidades de desenvolvimento aos jovens

Millennials cresceram em uma cultura de imediatismo. Eles são consideravelmente inquietos, sempre atrás de novas experiências, na busca da realização por metas de curto prazos com resultados plausíveis e visíveis. 

Nesse caso, os supervisores precisam apoiá-los a identificar oportunidades para desenvolver novas competências. Por exemplo, os gestores podem prender a atenção dos millennials ao designar novos projetos ou novos cargos dentro da mesma empresa, uma vez que eles querem ter a chance de “subir de nível”. 

Não se esqueça que eles pertencem a geração do videogame, ou seja: não existe nada melhor para eles que passar para próxima fase.

Conheça os micromovimentos e saiba como eles afetam as relações de trabalho

2 – Garanta um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

Os jovens trabalhadores conectados de hoje esperam flexibilidade e autonomia em seu trabalho. Diferente da geração anterior (XY) que trabalhava por anos no mesmo lugar, os millennials não compartilham a visão elevada de maratonas de sessões de trabalho dentro de um escritório. Dependendo do perfil comportamental, a inconstância que movimenta a rotina.

Eles só se importam com os resultados.

3 – Dinheiro não é tudo

O que eles mais valorizam é a atratividade do próprio trabalho, o conhecimento compartilhado, a mobilidade, a oportunidade de conhecerem pessoas e fazer contatos. Eles são, dependendo do perfil de cada, especialmente motivados por posições dinâmicas e interfuncionais. A consequência: os jovens buscam empregos que permitam que estejam em contato e aprendam com pessoas inteligentes, interagindo com outros profissionais e equipes. 

Quer dizer que seus trajetos profissionais precisam oferecer uma ampla variedade de experiências e não apenas promoções de cargos.

4 – Garanta caminho para mais movimento

Millennials não têm medo de mudança. Se eles não puderem identificar uma proposta clara em seu trabalho ou não tiverem um bom relacionamento com seus superiores, eles buscarão uma forma de reinvenção.

Para retê-los, é aconselhável oportunizar mais conversas sobre carreira e ter diálogos sobre o amadurecimento pessoal e profissional do jovem. É muito importante entender o que não funcionou durante o tempo em que trabalharam juntos.

5 – Sejam líderes, não chefes!

Os millennials não reagem bem a protocolos rígidos ou manifestações de autoridade. Eles precisam de líderes que sejam acessíveis, para encorajá-los e orientá-los.

Os líderes devem obter o respeito dos millennials através de seu prestígio profissional e consistência de suas ações, não através de algum senso de poder por conta da hierarquia estabelecida.

6 – Crie uma cultura empresarial forte

Funcionários millennials sentem mais atração por empresas com uma cultura forte e valores que estão alinhados com seus próprios ideais e estilo de vida. Eles precisam sentir que o que eles fazem é valioso e tem um significado.

Se a cultura da empresa não for consistente, eles logo irão perceber e reconsiderar se continuarão lá. Para saber mais informações sobre o mercado de trabalho, conheça a Formação em Coaching de Carreira.

Você gostou das dicas?

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos que estão trabalhando com millennials! Isso vai ser de extrema importância. 

Nos vemos no próximo texto!

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber nossos conteúdos!

Compartilhe esse post com seus amigos!