Soft skills: O que são e como desenvolvê-las

caneta escrevendo a palavra soft skills
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A evolução constante de conhecimentos técnicos sempre foi um requisito principal cobrado pelos recrutadores. Porém, estamos assistindo uma verdadeira revolução nos processos seletivos na maioria das empresas.

As habilidades comportamentais estão ganhando um destaque relevante na escolha de talentos pelas empresas, o que traz para o profissional a necessidade de atualizar seus conhecimentos, o tirando da zona de conforto.

O que são as soft skills?

Em tradução simples, soft skills significam toda e qualquer habilidade comportamental.

Essas habilidades não podem ser aprendidas em um curso ou com vários módulos e certificações. As habilidades comportamentais são construídas a partir de suas experiências de vida, o que não quer dizer que nascemos com algumas delas.

Em síntese, porque não nascemos com elas, é plenamente possível você desenvolver essas habilidades ao longo da vida. Assim, ações como o foco, o direcionamento e a persistência são essenciais para que você consiga adequar as suas aptidões de acordo com o que cada ambiente pede. Lembre-se: o ser humano é um ser adaptável.

Outras interpretações a chamam de aptidões transversais, qualificações que atravessam o modelo tradicional de recrutamento e seleção, que foca apenas em qualidades técnicas e não comportamentais.

As Soft skills se referem às aptidões voltadas para a personalidade e competências comportamentais.

Se você acredita que essas competências surgiram há poucos anos, saiba que essas habilidades sempre estiveram presentes. As Soft skills acompanham e continuarão acompanhando a sociedade até mesmo antes de suas primeiras experiências profissionais.

Se você se recorda de alguma experiência dentro do seu ciclo social em que precisou: 

  • gerenciar problemas;
  • lidar com pessoas;
  • se comunicar bem;
  • prover soluções.

Você acaba de descobrir alguns exemplos práticos, onde você precisou colocar essas habilidades em ação. 

Porém, é raro que alguém tenha o mesmo conjunto de Soft skills que outra pessoa, e é exatamente isso que torna todo o ser único e indispensável para a empresa que trabalha, claro, se ele conseguir desenvolver as suas potencialidades. A pesquisa do Global Talent Trends Report 2019, do Linkedin, mostra os motivos pelos quais as Soft skills impactam a contratação de hoje.

92% dos profissionais de talentos e gerentes de contratação concordam que candidatos com fortes soft skills são cada vez mais importantes.

80% dos gestores acham que os “contratados ruins” geralmente têm pouca habilidade com soft skills.”

Diferenças entre Hard e Soft skill

Hard skills

As Hard skills (habilidades técnicas, que podem ser ensinadas em aulas convencionais) não são mais suficientes. Diferente delas, cada Soft skill torna o portfólio comportamental ímpar, valioso.

infográfico sobre soft skills e hard skills

Com o desenvolvimento consciente de Hard skills – que se fazem obrigatórias para qualquer profissional que queira ocupar determinado cargo –, somada às competências comportamentais individuais, o profissional que busca recolocação profissional e que tem o autoconhecimento para modelar o seu perfil frente às expectativas, será a melhor escolha para qualquer empresa.

Soft skills

As soft skills tem características autônomas, ou seja, não dependem das tendências de mercado para estarem em voga. Dessa forma, elas resistem ao tempo e permanecem na cabeça das pessoas com ainda mais força.

Você já viu uma máquina de escrever em sua vida? Os profissionais responsáveis por datilografar, os datilógrafos, já não são tão requisitados como antes, porém, a habilidade de comunicabilidade parece ainda ter um impacto crescente em diversas profissões da atualidade. Basta olhar para o trabalho dos youtubers que estão transformando a forma de conversar com sua audiência.

Desde já, você já deve ter percebido que para desenvolver as soft skills não é necessário fazer algum curso, basta que a prática constante dos passos abaixo seja sua obsessão diariamente.

Como desenvolver Soft Skills

Autoconhecimento

Ter autoconhecimento é fundamental para entender as causas de bons e maus resultados. Busque visualizar seus potenciais e gaps (pontos a melhorar) e trabalhe em cima deles, para suprir expectativas da empresa em que trabalha – e as suas próprias expectativas –, além de descobrir habilidades que podem estar adormecidas em você.

Dica: Leia o nosso artigo sobre autoconhecimento

Degustação

Definitivamente, decifrar o seu perfil comportamental é, sem dúvida, o primeiro passo para uma jornada inimaginável de autoconhecimento. Por isso, não se engane, entender sobre si é mais difícil do que parece. E essa caminhada começa através de um link de degustação.

Logo, a plataforma CIS Assessment oferece para você uma experiência rica e gratuita para que você entenda mais sobre o seu mapeamento de perfil, através do link de degustação.

Dica: Se você quer melhorar suas habilidades comportamentais e investir mais na sua estratégia de crescimento de carreira, dê uma conferida na degustação.

Descubra respostas e caminhos sobre quem você é e como você deve ser para atingir seus objetivos mais ousados.

Banner para a degustação do relatório CIS Assessment

Intensifique a autocomunicação

Talvez por humildade ou falta de auto-merecimento não reconhecemos certas qualidades pessoais e acabamos às esquecendo, quando na verdade, elas poderiam ser tesouros.

  • Pratique a autocomunicação, se ouça, converse consigo e seja compreensivo para conseguir acessar os seus maiores diferenciais.
  • Técnicas de mindfulness (estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar)  e controle de respiração são boas práticas para estimular a audição de pensamentos.

Ame feedback

Não ache que os dias serão apenas de elogios por um bom trabalho desenvolvido. Há dias em que as coisas simplesmente não acontecem e precisamos estar atentos para os sinais que nossos colegas nos dão.

É importante fique sempre atento aos feedbacks.

Para isso, ouça e absorva os pontos que ainda podem ser melhorados.

Dica: Entregas extraordinárias são feitas quando se sabe, exatamente, o que não deve ser feito.

Anote suas descobertas

Um estudo da Academy of Management Journal, comprova que escrever faz com que as pessoas saibam contornar melhor as dificuldades á seu favor.

Então, fique atento às descobertas que surgem enquanto está imerso em alguma atividade criativa ou de estudo. Mantenha sempre papel e caneta próximos e sempre que houver uma descoberta importante sobre o desenvolvimento de suas soft skills anote, pois assim você poderá entender como está se desenvolvendo e até metrificar as suas ações diárias.

Você vai conseguir, dessa forma, visualizar, com clareza, o plano para atingir grandes objetivos.

Veja as Top 10 Soft Skills mais valorizadas pelos empregadores

  1. Comunicação eficaz
  2. Pensamento crítico
  3. Pensamento criativo
  4. Liderança
  5. Capacidade de se adaptar
  6. Empatia
  7. Proatividade
  8. Trabalho em equipe
  9. Ética no trabalho
  10. Tomada de decisão

Em pesquisa recente, o Linkedin levantou 5 Soft Skills que estão em alta no mercado:

  1. Criatividade
  2. Persuasão
  3. Colaboração
  4. Adaptabilidade
  5. Gestão de tempo

Se você busca aplicar o desenvolvimento das soft skills dentro da sua equipe de trabalho, o artigo da Forbes 7 passos para desenvolver soft skills na sua equipe pode te ajudar em bons resultados.

Desenvolvendo as Soft Skills da maneira certa e dando a devida atenção para cada habilidade latente em si, você pode ser a pessoa ideal para o cargo que desejar, tendo o controle nas mãos e podendo escolher a empresa que se encaixa ao seu real propósito de carreira. Não é incrível?   

Gostou? Deixe nos comentários se este conteúdo te ajudou.

Nós também amamos feedback. 🤗

Até o próximo artigo!

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber os melhores conteúdos. Te enviaremos periodicamente: Artigos, Vídeos, Dicas e Materiais.

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin