Conheça os 3 passos para realizar uma contratação estratégica

Pessoas sendo selecionadas por uma contratação estratégica
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Não importa em qual ramo sua empresa atua e qual o produto que você vende para os seus clientes, uma coisa é certa: você sempre lidará com pessoas. 

Esse fato, é claro, não se trata de uma novidade, já que para que seu quadro de funcionários fosse completo, você realizou um processo seletivo com essas pessoas e as colocou nos cargos ideais para cada um, certo?

Se a sua resposta for sim, ótimo, esse texto não é para você.

Mas se você ficou com dúvida ou sua resposta foi não, está claro que aprender a realizar uma contratação estratégica é uma necessidade urgente para a sobrevivência de sua empresa.

Contratação estratégica

Quando falamos em contratação estratégica, falamos em colocar a pessoa certa no lugar certo, uma premissa que pode parecer simples, mas é a principal dificuldade dos empresários do século XXI.

Mesmo com inúmeras ferramentas para compreensão do seu futuro colaborador, mas ainda pensam com a cabeça do século passado.

Esse texto foi pensado para fazer você pensar com a cabeça do século XXI, a do processo seletivo preciso e voltado para as pessoas, que contrata o profissional ideal para cada posição a partir de uma análise criteriosa dos comportamentos e valores. 

Vamos conhecer quais são os 3 passos para colocar as pessoas certas no lugar certo, para não gastar dinheiro à toa no momento de uma contratação.

Passo 1: Conheça a sua empresa

É possível que você sendo o dono da empresa não conheça ela?

Sim, é possível.

E é muito fácil perceber isso. Veja só essas perguntas abaixo e tente respondê-las sinceramente:

  • Qual a missão, visão e valores da sua empresa?
  • Qual a cultura organizacional da sua empresa?
  • Você tem uma visão clara de aonde quer chegar?
  • Essa visão é transmitida aos seus colaboradores?
  • Qual o perfil profissional que se encaixa nessa visão?
  • Quais os perfis dos profissionais de sucesso da empresa?
  • Qual o princípio ou característica você considera mais relevante e inegociável na empresa?

As respostas dessas perguntas devem estar conectadas com o plano de negócios ou o planejamento estratégico da empresa em que você trabalha.

Ao conhecer a sua empresa, instantaneamente você impacta positivamente os seus colaboradores, e consegue colocá-los nos cargos ideais em que a alta performance é uma realidade.

Quando não damos a devida atenção aos funcionários da empresa, há um grande risco de perdermos talentos.

Passo 2: Traga as pessoas certas para dentro da empresa

Como é possível saber se o funcionário recém-contratado irá corresponder às expectativas e se adaptar à empresa?

Trabalhar com uma equipe diariamente é uma tarefa que existe flexibilização entre os colegas e, principalmente, para o gestor, já que ele é responsável por direcionar as equipes.

É necessário que os valores sejam compartilhados entre todos para que os objetivos sejam atingidos.

Outro ponto crucial quando se tem a pessoa certa na empresa é a calma de se delegar as atividades diárias para quem se tem confiança, e como projetos cada vez mais ousados vão se tornando uma realidade.

Também é importante que a comunicação seja um ponto forte dentro de sua corporação, pois, dessa forma, você conseguirá entender qual colaborador é ideal para cada setor, e fazer as trocas necessárias.

Novamente, não tenha vergonha de pedir ajuda!

Tenha ao seu lado conselheiros importantes que vão lhe auxiliar a desenvolver uma estratégia de sucesso com seu pessoal.

Atitudes simples como as anteriores são a porta de entrada para não deixar passar um talento da sua empresa, e potencializar suas atuações colocando-os nos postos em que alcançam melhor performance.

Passo 3: Identifique a atividade certa para cada pessoa

Chegamos ao terceiro e mais importante passo da sua jornada em busca de uma contratação estratégica.

Anota isso:

Todo profissional, seja ele empresário, executivo ou colaborador, que deseja alcançar altíssima performance precisa entender de perfil comportamental.

Colaborador, como está o seu trabalho diário? Você está sentido-se feliz com o que realiza diariamente ou virou um tarefeiro? Como está o relacionamento com seus colegas de empresa?

Executivo, como estão as movimentações financeiras de sua empresa? Você conhece seus colaboradores? Os trata como eles gostam de ser tratados?

E você empresário, como está a cultura de sua empresa? Sabe porque seus colaboradores fazem o que fazem diariamente? Entende seus comportamentos e valores?

Essas são perguntas essenciais que você fazer a si mesmo até perceber que entender de perfil comportamental é um fator de diferenciação das empresas que prosperam das que não.

Falamos sempre em nossa Formação em Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment sobre como os perfis comportamentais apresentam um panorama confiável das atitudes das pessoas que estão ao nosso redor.

Pronto para a ação?

Agora é a sua vez de pôr a mão na massa! Lembre-se:

TEM PODER QUEM AGE!

Paulo Vieira

Use o conhecimento que adquiriu com a leitura e busque ajuda para realizar as transformações extraordinárias em sua empresa. Conheça o nosso curso on-line de Contratação Estratégica clicando AQUI!

Queremos ser os primeiros a conhecer a sua história de transformação e conquista.

Até a próxima!

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber os melhores conteúdos. Te enviaremos periodicamente: Artigos, Vídeos, Dicas e Materiais.

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin