Aplicar o perfil comportamental em vendas vai transformar o seu negócio

vendedor utilizando o perfil comportamental para vender
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Você sabe como aliar o perfil comportamental em vendas pode favorecer os seus clientes?

Criar um bom relacionamento com o cliente é algo essencial para qualquer empreendimento! Não é só pra ser cordial e oferecer bons preços aos que confiam em seu trabalho. É preciso mais que isso: é fundamental estar atento às suas necessidades individuais, no intuito de agradá-los da melhor maneira possível, pois, só assim, as empresas criam uma fórmula de atender todos do jeito correto e não de qualquer jeito.  

Mostrando-se um hábito cada vez mais urgente, visto que existem alguns perfis de clientes que se repetem, havendo um comportamento semelhante entre eles, as empresas entendem, ou deveriam entender, que detectar esses tipos permite aos empresários criar melhores estratégias de atendimento.

Quanto mais personalizadas e íntimas, melhor o resultado no fim do mês

Além de uma boa imagem no mercado, uma boa posição é capaz de posicionar seu negócio frente aos demais. Melhorando a interação com os fornecedores, um atendimento eficiente também garante que o cliente tenha respeito e confiança pela empresa, trazendo, assim, novos clientes. 

Mais que isso: um atendimento adequado para cada pessoa também enfatiza uma prática que fortalece o vínculo, esquecendo os preços baixos ou coisas do tipo. Com um diálogo aberto para cada tipo de cliente, é forte a possibilidade de que ele retorne ao negócio, se mostrando satisfeito e pronto para fortalecer a fidelidade. 

Crie um bom relacionamento

É imprescindível que o empresário ou líder tome as rédeas e direcione sua equipe para um treinamento. Os funcionários devem e precisam aprender a lidar com os mais diferentes perfis de pessoas e, como podemos observar na grande maioria dos estabelecimentos. Muitos não possuem a mínima ideia do significado de perfil comportamental, muito menos como aliar o perfil comportamental em vendas. 

Através de livros como Tipos Psicológicos, de Carl Jung, e Decifre e Influencie Pessoas, do PhD Paulo Vieira e do neuropsicólogo Deibson Silva, é possível que o funcionário entenda seus clientes, separando personalidades e características de cada, oferecendo um bom atendimento e uma proximidade necessária ao negócio que precisa do retorno do cliente. 

Aprendendo a lidar com as pessoas e, principalmente, consigo mesmo, através do autoconhecimento, é possível entender os perfis (sendo estes: Dominante, Influente, Estável e Conforme) e como eles pensam, agem e interagem.

Nesse sentido, as organizações criam um comportamento na base das relações humanas. Não importando o perfil e os modos de seu cliente, o correto sempre é respeitar suas limitações e interesses. 

Obviamente que, compreendendo o perfil comportamental, o funcionário garante: 

  • Como abordar todos clientes;
  • Como o cliente prefere ser atendido;
  • O tipo certo de abordagem para que nossa mensagem fique bem entendida;
  • Qual a linguagem certa a se aplicar;
  • De que maneira realizar o melhor discurso de vendas;
  • Como não errar na mão na negociação;
  • Como ter um relacionamento contínuo. 

Identifique os estilos

Em algumas situações, percebemos a existência de uma semelhança entre os estilos do vendedor e cliente. Em casos como esse, mais amistoso será o entrosamento e mais fácil será o relacionamento entre as etapas do processo de vendas. Isso acontece quando os perfis são parecidos, causando, consequentemente, uma identificação ainda mais profunda que em outras ocasiões. 

Já outro ponto de grande importância é a postura empática que cada funcionário deve ter, colocando-se no lugar do consumidor, entendendo o que ele exige, sempre de forma cordial. Nunca se esqueçam: todos clientes devem ser tratados igualmente, sobretudo na base do respeito. 

Seguindo com isso, o funcionário deve lembrar que alguns clientes preferem diálogos mais impessoais, enquanto outros se identificam mais com uma linguagem formal. Estar em contato com diferentes perfis de pessoas é comum no cotidiano de uma empresa. Lembrem-se disso. 

Exatamente por isso é necessário que o líder e seu time estejam preparados para detectar esses comportamentos. Assim, consequentemente, a empresa garante uma reputação positiva e melhor avaliação diante das concorrentes.

Quer entender mais sobre como identificar e aplicar os conhecimentos da análise de perfil na hora de fazer vendas?

Conheça nosso curso online: MANUAL DO VENDEDOR LUCRATIVO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VENDER MAIS.

Até o próximo texto!

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber os melhores conteúdos. Te enviaremos periodicamente: Artigos, Vídeos, Dicas e Materiais.

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin