O que é autogestão emocional?

autogestão emocional - como lidar com sentimentos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Autogestão emocional é a capacidade de gerir seus sentimentos e habilidades para ter mais autocontrole, autonomia e autoconfiança para alcançar o máximo potencial. Em outras palavras, é uma habilidade que permite você a conhecer os seus limites e alcances, potencializando as suas características positivas e criando métodos para a superação das características negativas. 

Primeiramente, você sabia que o conceito de autogestão surgiu no meio empresarial? Por exemplo, algumas empresas adotam um sistema de autogestão. Isso significa que os próprios empregados fazem o  gerenciamento do negócio, sejam eles representados por uma direção ou por um conselho gestor. Em segundo lugar, vamos agora conhecer a importância de aplicar à autogestão ao vida pessoal!  

A autogestão emocional pode ser útil em diversos contextos 

Existem determinadas situações em que é necessário saber como e quando reagir, ou seja, como ter autocontrole e autonomia emocional para não deixar que os sentimentos sejam mais fortes do que desejamos. Nesse sentido, listamos alguns contextos em que a autogestão emocional pode te ajudar:

  • saber quanto tempo dedicar para cada tarefa, seja da vida profissional ou pessoal;
  • manter-se focada; 
  • ter consciência de quais sentimentos ter e em quais intensidades tê-los. 

Por exemplo, se você é uma pessoa direta, ousada e competitiva, cujo objetivo principal é estar no controle e na posição de dominância, ao receber ordens, você pode sentir-se incomodada. A autogestão está em justamente em ter controle emocional para reagir em situações como essa. Em outros casos, a autogestão também significa identificar os momentos em que você precisa desenvolver mais habilidades comportamentais, como a persuasão e a ousadia. 

Autogestão emocional: por onde começar?

O primeiro passo rumo à autogestão emocional é o autoconhecimento. Antes de mais nada, possuir autoconhecimento significa saber identificar seu jeito de ser, sua personalidade, seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Em outras palavras, autoconhecimento é saber quem você é! 

Antes de mais nada, você pode adquirir autoconhecimento de várias formas. Nós do CIS Assessment, utilizamos a base teórica de psicólogo de Harvard, William Moulton Marston para identificar quem as pessoas realmente são, decifrando assim a sua essência. Através da Teoria DISC, podemos separar as pessoas por quatro grupos distintos de estilo comportamental:

Dominância – fator do controle e da assertividade; 

Influência – fator da comunicação e sociabilidade; 

Estabilidade – fator do equilíbrio, empatia e lealdade;

Conformidade – fator da estrutura, do detalhe e do fato. 

Em síntese, Marston concluiu que uma parte extremamente relevante do comportamento humano poderia ser analisada por meio dessas quatro características essenciais. Dessa forma, cada um desses quatro fatores nos conta sobre quais serão as nossas respostas, nossas reações a partir dos estímulos, que são comandos que nos direcionam para a realização de algo.

Autoconhecimento é o primeiro passo para a autogestão

Por isso, ter autoconhecimento é o primeiro passo para a autogestão. Afinal, você só consegue gerir seus sentimentos, ou seja, ter autogestão emocional, se você conhece suas reações à determinados estímulos, comportamentos e ações. 

Portanto, se você busca ter mais autocontrole, autonomia, autoconfiança para ser uma pessoa mais centrada, que sabe como se gerir emocionalmente, comece hoje mesmo a sua jornada do autoconhecimento. Clique aqui e leia mais sobre a Teoria DISC e o Autoconhecimento!   

Dessa forma, a pessoa que possui autogestão emocional consegue gerir de maneira mais satisfatória o seu tempo para tirar o maior proveito dele, conseguindo equilibrar os sentimentos na vida pessoal, profissional e seus momentos de lazer de forma leve e duradoura.

Autogestão emocional: autoconhecimento é o primeiro passo.
Autogestão emocional: autoconhecimento é o primeiro passo.

Você pode conferir mais técnicas para desenvolver autogestão emocional clicando aqui

Como conquistar a autogestão emocional de forma eficaz e rápida?

Anteriormente, dizemos que o primeiro passo para a  autogestão emocional é o autoconhecimento. Contudo, uma condução profissional é, sem dúvidas, um meio mais adequado para quem tem vontade de saber mais sobre como gerir os sentimentos. 

Um Gestor em Perfil Comportamental é um profissional capaz de identificar as nossas principais características comportamentais e trabalhá-las em uma sessão de feedback comportamental. 

A Formação em Gestão de Perfil Comportamental CIS Assessment

A melhor ferramenta para garantir o autoconhecimento necessário para alcançar a autogestão emocional é a Formação Gestão de Perfil Comportamental CIS Assessment. Ela promove o autoconhecimento através de um método cientificamente comprovado, com 99% de assertividade, segundo a Universidade Federal do Ceará. 

Com a nossa Formação você irá trabalhar:

– O seu perfil comportamental predominante;

– O seu equilíbrio comportamental;

– A sua comunicação e convívio com as outras pessoas;

– A qualidade da vida pessoal e profissional;

Conte conosco para a sua jornada de autoconhecimento e de transformação rumo a uma vida muito mais plena e feliz!

Entenda como a Formação em Gestão de Perfil Comportamental funciona clicando aqui.

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber os melhores conteúdos. Te enviaremos periodicamente: Artigos, Vídeos, Dicas e Materiais.

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin